Olfar: há mais de 30 anos

gerando alimento e energia

Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Olfar gera alimento e energia para o mundo de forma confiável e sustentável.

Fundada em 1988, a empresa é feita de pessoas comprometidas, de princípios e valores éticos. A essência está na força da inovação, tecnologia e excelência.

Com uma trajetória de muito trabalho, sonhos e compromisso, a Olfar se tornou o maior grupo industrial de Biodiesel do Brasil. Além disso, é considerada uma das principais empresas do segmento na industrialização da soja, extração de óleos vegetais e refino de glicerina. Também atua na comercialização de grãos, se consolidando entre as principais traders do país, atendendo de forma ampla e estratégica o mercado nacional e internacional.

Com a matriz localizada em Erechim, norte do Rio Grande do Sul, conta com 49 unidades de recebimento de grãos no estado gaúcho, e três usinas de biodiesel no Brasil.

 

Assista o vídeo institucional.

Grupo Olfar em Números

0 unidades

de recebimento de grãos no Rio Grande do Sul

0 toneladas

é a capacidade de recebimento e armazenagem

0 usinas

de Biodiesel: Erechim(RS), Porto Real (RJ) e Porangatu (GO)

Capacidade Produtiva

Biodiesel

0 bilhão

de litros de biodiesel por ano

Extração

0 mil

toneladas de esmagamento de soja por ano

Glicerina

0 mil

toneladas de glicerina

Termoelétrica Energir

0 Kwh

de potência instalada e outorgada

Nossa História

1988

Fundação da Olfar na cidade de Erechim (RS)

A empresa iniciou as atividades, voltada para industrialização da soja, produzindo óleo vegetal e farelo. O objetivo era atender os pequenos produtores e cooperativas da cidade.

1998

1ª Filial de recebimento de grãos e início do projeto da nova indústria

Com o aumento constante da demanda, foi inaugurada a primeira filial, na cidade de Erechim, com quatro silos de armazenagem.
Neste mesmo ano, com 12 funcionários, iniciaram as prospecções para crescimento da empresa.

2004

Inauguração do novo complexo industrial, atual matriz do Grupo Olfar

A nova planta contemplou a construção da sede administrativa, estrutura de preparação, armazenamento de farelo e extração de óleo. O complexo industrial proporcionou a ampliação da capacidade de processamento para 600 toneladas de soja por dia.

2006 - 2009

Período decisivo para solidez da empresa

Neste período, a Olfar concretizou sua primeira parceria, sendo um marco inicial para se estabelecer a rede de Recebimento de Grãos em toda região do Alto Uruguai Gaúcho. No final de 2009, a empresa já possuía 30 unidades.

2010

Inauguração da primeira usina de Biodiesel do Grupo, em Erechim (RS)

Marcou o início de uma nova era para a Olfar. As operações e relações comerciais foram intensificadas, proporcionando a expansão da rede de Recebimento de Grãos e a consolidação da verticalização de toda a cadeia produtiva. Atualmente, a empresa possui 49 unidades que atendem a demanda de soja para a indústria e também a comercialização feita pela área de trading.

2012

Olfar Indústria e Comércio de Óleos Vegetais Ltda passa a ser Olfar S/A - Alimento e Energia

Em 2012, o parque industrial foi aperfeiçoado e a capacidade das plantas de preparação e extração foi duplicada, passando de 800 toneladas para 2.000 toneladas por dia.

2013

Inauguração da Refinaria de Glicerina, em Erechim (RS)

empreendimento tinha capacidade para refinar 150 toneladas de glicerina bruta por dia. Hoje a capacidade é de 54 mil toneladas por ano.

2015

Aquisição da usina de Biodiesel no estado do Rio de Janeiro

Com o objetivo de atuar de forma estratégica, facilitando a logística de distribuição do produto na região central do país, o Grupo intensificou a sua expansão, investindo na usina situada no município de Porto Real, estado do Rio de Janeiro. Com uma área de 13.569 m² e capacidade para produzir 450 mil litros de combustível por dia, a usina começou a operar em 2017 tendo a marca Olfar centrada no maior mercado consumidor do Brasil.

2018

Fundação da Energir

A usina termoelétrica proporcionou a autoprodução de energia elétrica e vapor para abastecer a planta da matriz, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade. A Energir conta com a potência instalada e outorgada de 7.000 KWh, que proporciona a produção de 150 MW de energia elétrica por dia, quantidade capaz de abastecer uma cidade de aproximadamente 30.000 habitantes.

2019

Aquisição da usina de Biodiesel no estado de Goiás

O Grupo Olfar solidificou sua atuação nacional com a aquisição da usina de Porangatu, em Goiás. A sua localização é privilegiada, por estar próxima à ferrovia Norte/Sul e ao eixo rodoviário que liga o Norte com todas as demais regiões do país. Inicialmente com capacidade instalada de 700.000 litros por dia, a usina passou por uma grande reforma que proporcionou a ampliação da produção de 1.800.000 litros por dia. Na mesma área, está sendo projetada uma planta de extração, onde o Grupo pretende estimular os produtores rurais regionais a realizar o plantio de soja e outras oleaginosas destinadas à produção de óleo e biodiesel.

2020

Ampliação das plantas industriais

A ampliação da capacidade das plantas industriais, implementada em 2020, visa atender a Lei que determina a adição obrigatória de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final. Com o investimento, a capacidade de processamento da indústria de Óleos Vegetais passou para 2.500 toneladas de grãos por dia. Já a capacidade produtiva de biodiesel na Usina em Erechim foi ampliada para 1.200.000 litros por dia.

Projeto Terminal Portuário de Líquidos em São Paulo
No final de 2020, o Grupo Olfar obteve a licença para utilizar o Porto de São Sebastião, em São Paulo. O projeto contempla uma área de operação de 13.355 metros quadrados, adquirida e permutada com o município. Neste local, serão construídos 29 tanques, com capacidade total para armazenagem de 33 mil toneladas.

2021

Olfar se torna o maior grupo industrial de Biodiesel do Brasil

Com o início das operações da usina em Goiás, a Olfar torna-se a empresa com maior capacidade produtiva do país, totalizando 1.242 bilhão de litros de biodiesel por ano.

1988

1998

2004

2006 - 2009

2010

2012

2013

2015

2018

2019

2020

2021

Missão

Oferecer produtos em alimentação e energia, atendendo às necessidades do mercado com excelência, inovação e credibilidade, gerando lucro e renda, promovendo o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, com respeito à sociedade e ao meio ambiente.

Visão

Ser uma empresa de expressão global, reconhecida pela qualidade e confiabilidade dos produtos, visando a sua perpetuação.

Valores

Empreendedorismo, Comprometimento, Credibilidade, Excelência, Inovação, Ética e Sustentabilidade.

Qualidade e
excelência certificadas

A união entre a pesquisa e alta tecnologia permite que a Olfar realize melhorias contínuas nos processos e implante novos métodos, visando a excelência em todos os produtos, além de estabelecer uma relação de confiança e geração de valor com seus clientes.

O Complexo Industrial da Olfar comprova que a inovação faz parte do dia a dia da empresa. Todos os espaços foram projetados para atender aos controles mais rígidos de qualidade e segurança, respeitando os padrões internacionais e as normas vigentes no segmento de alimentos e energia. O monitoramento de suas plantas é realizado 24 horas por dia, por equipamentos de última geração e por equipes qualificadas.

Estrutura de Laboratórios

Com uma infraestrutura completa de laboratórios, a Olfar realiza o controle e monitoramento de todos os parâmetros que interferem na qualidade do produto e seu rendimento durante o processo de produção. A estrutura permite a realização de análises e testes de soja e seus derivados, biodiesel, glicerina bidestilada e água com alta precisão. Os laudos são emitidos por uma equipe técnica que certifica o cumprimento das exigências estabelecidas a nível mundial. Em média, são realizadas cerca de 40 mil análises por mês que referendam a qualidade de todos os produtos da empresa.

O Laboratório Olfar é Acreditado ISO 17025 para realizar ensaios químicos no biodiesel, atestando a credibilidade dos processos de qualidade e o rígido cumprimento das normas nacionais e internacionais.

Certificações

A dedicação em pesquisar, transformar e inovar de forma responsável e sustentável reflete nos resultados obtidos pelo grupo Olfar. Por meio de sistemas de certificação, a empresa consolida cada vez mais a sua atuação e o compromisso com a excelência no segmento em que atua.

Energir

O Grupo Olfar também agrega a Usina Termoelétrica Energir, responsável pela autoprodução de Energia Elétrica através da cogeração. Toda a energia gerada pela usina abastece a planta gaúcha e reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade em todos os seus processos e ações.

Saiba mais sobre a Energir