Nossa atuação
Rio Grande do Sul

A planta gaúcha do Grupo Olfar está situada estrategicamente em uma das regiões mais propulsoras do segmento agrícola no estado do Rio Grande do Sul. Na cidade de Erechim, a empresa se destaca pela atuação na extração de óleo, usina de biodiesel, refinaria de glicerina e geração de energia. Ali também fica centralizada a estrutura comercial e administrativa.

Indústria de Óleos Vegetais

Responsável pela produção de farelo de soja, lecitina de soja e óleo de soja.

Usina de Biodiesel

A Usina de Biodiesel integra o seleto grupo das 10 maiores do país. Além disso, também é considerada uma das mais modernas em seu gênero, sendo a primeira a utilizar o processo de neutralização enzimática no Brasil. Além do biodiesel, extrai durante seu processo produtivo a glicerina bruta.

Refinaria de Glicerina

O processo desenvolvido na Refinaria de Glicerina é automatizado, sendo que a tecnologia de ponta permite maior flexibilidade para se trabalhar com diferentes matérias-primas. Atendendo aos padrões de qualidade e produção internacionais, a glicerina refinada da Olfar é um produto de alta qualidade, que apresenta um grau de pureza mínima de 99,7%.

Transformação em
números de produção

Extração

0 toneladas

é a capacidade de processamento de de grãos por dia

Farelo

0 sacos

de farelo de soja expedidos por hora

Biodiesel

0 milhão

de litros de biodiesel por dia

Glicerina

0 toneladas

de glicerina bruta refinada por dia

Unidades de originação

Para atender a demanda da região do Alto Uruguai Gaúcho, o Grupo Olfar conta com uma rede de originação que abrange diversos municípios situados nessa área do estado. Por meio dessa estrutura, o Grupo disponibiliza equipe técnica qualificada que acompanha os produtores agrícolas, orientando e monitorando a produção.

Cerca de 80% da produção das oleaginosas oriundas da região são comercializadas pela Olfar.

Saiba mais sobre nossas unidades

Usina Termoelétrica Energir:
Autosuficiência energética

Responsável pela autoprodução de energia através da cogeração, a Usina Termoelétrica Energir alimenta a planta da matriz da Olfar na cidade de Erechim.

A energia elétrica e o vapor são gerados através da combustão controlada de cavaco de eucalipto, uma fonte energética limpa e renovável. A Olfar disponibiliza de uma estrutura automatizada que realiza o processo de derrubada, picada e transporte do cavaco até a usina. Esse fluxo proporciona um melhor preço para o silvicultor. Toda a matéria-prima consumida é proveniente de áreas de reflorestamento.

A usina atende todas as normas e regulamentações ambientais, funcionando com tecnologias e equipamentos de controle de extrema segurança, como filtros de manga, eficientes na filtragem de gases. Por meio da Energir, é desenvolvido o Programa de Energia Renovável.

Energia Olfar
em números

0 KWh

de Potência instalada e outorgada

0 toneladas

de matéria-prima processada por dia, o equivalente de 1.200 m³ a 1.300 m³ de cavaco.

0 MW

é a capacidade de produção de energia elétrica por dia

0 toneladas

de vapor/hora, utilizado para abastecer o complexo fabril

O volume de biomassa processado é capaz de produzir 150 MW de energia elétrica por dia, quantidade capaz de abastecer uma cidade de aproximadamente 30.000 habitantes. Essa energia supre o consumo interno de todo o complexo industrial da matriz, e o excedente gerado é exportado para o SIN (Sistema Interligado Nacional).

Além da energia elétrica, a usina gera 55 toneladas de vapor/hora, utilizado para abastecer o complexo fabril nas plantas de extração, biodiesel, refino de glicerina e sistema de evaporação. O processo de geração de vapor ocorre em circuito fechado, ou seja, após alimentar os processos da indústria, grande parte retorna na forma de condensado para a termoelétrica.

Com o residual do processo de combustão são geradas 3 toneladas/dia de cinza, que é coletada por uma empresa especializada e reaproveitada como forma de adubo orgânico, o que torna o processo ambientalmente sustentável em todo seu ciclo.

Transformação em
movimento

O Grupo Olfar também conta com uma estrutura logística estratégica, por meio da Cadeia de Suprimentos, que mantém uma equipe focada na gestão de todas as  operações de movimentação, garantindo o abastecimento de matéria prima para indústria, a  oferta de produtos e a fluidez para o escoamento da produção. As  atividades são desenvolvidas seguindo o compromisso da empresa com a sociedade e o  meio ambiente.  

O  setor logístico controla a renovação e manutenções periódicas da frota, implementando novas tecnologias e utilizando recursos como o S10 e Arla, que reduzem  consideravelmente os efeitos poluentes. 

Os profissionais que integram a equipe de motoristas recebem treinamentos e orientações periódicas, visando qualificar o trabalho e priorizando  a segurança  própria e dos demais usuários das rodovias. 

Transformação em movimento
Logística ágil e responsiva

Frota própria com mais de

0 veículos

leves para suporte técnico no campo.

Frota própria com mais de

0 caminhões

para cargas líquidas no embarque de Glicerina USP, setor de reflorestamento e graneleiros

Fluxo ultrapassa o número de

0 caminhões/dia

entre recebimento e expedição de produtos nas unidades de Erechim (RS), Porto Real (RJ) e Porangatu (GO).