Responsabilidade Ambiental
Compromisso com a transformação

Contribuir de forma efetiva para a transformação social e ambiental, fundamentada em valores éticos, cidadania e sustentabilidade. Esse é o compromisso do Grupo Olfar. Como empresa integrante do segmento de alimentos e energia e representante brasileira no mercado global, acredita e incentiva projetos e programas que promovem a preservação de recursos naturais, buscando o crescimento sustentável e consciente.

Biodiesel

O Grupo Olfar trabalha constantemente para incorporar fontes renováveis na matriz energética do país, visando a construção de um futuro sustentável. Desta forma, o compromisso com os aspectos socioambientais permeia toda a cadeia produtiva, tendo em vista o alto potencial do biodiesel como um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, com papel importante na redução das emissões globais de gases de efeito estufa.

RenovaBio

A RenovaBio é um programa do Ministério de Minas e Energia, que institui a Política Nacional de Biocombustíveis. Essa iniciativa estabelece metas de descarbonização, tendo como objetivos colaborar com o tratado mundial sobre mudanças climáticas (Acordo de Paris), promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética Brasileira e assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. 

As usinas da Olfar no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro possuem a certificação RenovaBio, que é atribuída às empresas produtoras de biocombustíveis levando em conta a sua Nota de Eficiência Energético Ambiental. Essa nota reflete exatamente a contribuição da empresa para a mitigação de uma quantidade específica de gases de efeito estufa em relação ao seu substituto fóssil.

CBIOs

A Usina de Biodiesel da Olfar em Porangatu/GO obteve a certificação RenovaBio para emitir mais de 1,39 milhão de créditos de descarbonização por ano. Em linha com a Política Nacional para Biocombustível, a usina se torna a maior emissora de CBios do Brasil. Isso faz de Porangatu a primeira usina de biodiesel com potencial para superar a barreira de um milhão de CBios por ano. Esse resultado atesta o compromisso do Grupo Olfar com a sustentabilidade, por meio das práticas adotadas que visam antipoluição. O CBios são títulos emitidos com base nas emissões de carbono que foram reduzidas. Cada tonelada de CO2 que deixa de ser emanada gera um crédito de carbono.

A Nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) de Porangatu também pontua que a usina tem o 13º biodiesel mais limpo dentre as certificadas, podendo emitir um CBio a cada 378,2 litros de biodiesel fabricados. Na média, o setor tem 65,78 gCO2eq/MJ o que permitiria a emissão de um CBio para cada 458,5 litros. No ano passado, a usina fabricou 114,6 milhares de m³ de biodiesel o que permitiria a emissão de 247 mil créditos. Importante pontuar que a usina só começou a produzir biodiesel, de fato, em maio de 2021. Com uma média de produção mensal de 14,3 mil m³, se estivesse ativa desde o começo do ano a produção poderia ter atingido 171,8 mil m³ de biodiesel e, nesse caso, poderia gerar 370,6 mil CBios.

Óleo recuperado

A transformação de óleo de fritura reciclado em biocombustível traduz o significado de uma produção sustentável de ponta a ponta. Esta prática contribui não só para a preservação, mas também para a reeducação e conscientização da população com relação ao descarte correto deste resíduo que, quando eliminado indevidamente, provoca grande impacto nos sistemas de esgoto, trazendo prejuízo para a natureza e para a sociedade como um todo. 

Programa Regional de Energia Renovável

A Olfar atua no fomento à implantação de florestas energéticas através de uma sólida parceria com os proprietários rurais e fornecedores de cavaco da região norte do Rio Grande do Sul.

Com apoio da Embrapa Florestas, Emater Regional Erechim e Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), o Programa Regional de Energia Renovável tem por objetivo tornar o Grupo Olfar autossuficiente na produção de biomassa florestal para a geração de calor e energia.

Estrategicamente desenvolvido para integrar os silvicultores à cadeia industrial, o projeto vai além da necessidade de suprir a demanda de matéria-prima, promovendo vantagens econômicas, sociais e ambientais para toda a região.

Além do destaque para os ganhos ambientais, o reflorestamento permite ao produtor aproveitar áreas improdutivas, inadequadas à agropecuária, complementando as atividades da propriedade rural.

A Olfar conta com Engenheiro Florestal e equipe técnica especializada para dar suporte na estruturação do plantio e no desenvolvimento das florestas de Eucalipto, levando aos silvicultores conhecimento e tecnologia para aprimorar o sistema produtivo. Para garantir a eficiência operacional, também contamos com sistemas mecanizados para a derrubada, processamento e logística própria, o que viabiliza e otimiza o transporte da biomassa.

Sou Olfar, sou sustentável

Semear consciência, esse é o compromisso do Grupo Olfar.
Mais do que estabelecer estratégias, a sustentabilidade está na essência, na forma de pensar e de agir. Acreditando nessa filosofia, o Grupo Olfar criou o Programa Sou Olfar, Sou Sustentável, que atua em prol da preservação ambiental. O programa promove ações e iniciativas diferenciadas que buscam reforçar a necessidade de mudar hábitos e atitudes, aliando a integração entre empresa, colaboradores e a comunidade. Algumas ações já realizadas:

Ações práticas que reforçam nosso compromisso com o meio ambiente
Dia Mundial da Água e nosso compromisso com a preservação
Energia Renovável: nosso compromisso com o planeta
Dia de Campo Sustentável
Plantio voluntário de mudas
Pedágio da Sustentabilidade
Substituição de copos descartáveis
Semana do Meio Ambiente
Limpeza voluntária de terrenos baldios

Selo de Sustentabilidade Digital

O Grupo Olfar trabalha com uma plataforma para assinatura digital em conformidade com todas as legislações atuais, inclusive com a Lei Geral de Proteção de Dados.

De acordo com o número de documentos assinados e transitados de forma eletrônica, são gerados índices de CO2 evitado, água e árvores preservadas.

D4Sign

Recolhimento de embalagens de Agrotóxicos

A parceria com o produtor inclui a orientação para o desenvolvimento da agricultura de forma responsável. No âmbito dos insumos, todo produtor rural brasileiro que faz uso de defensivos agrícolas necessita dar o destino correto às embalagens. Este processo é conhecido como logística reversa.

A Olfar adota uma postura com o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria e canais de distribuição. Desta forma, realiza anualmente a campanha de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos, em toda a região de atuação, disponibilizando pontos de recolhimento nas unidades de recebimento de grãos.

O material recolhido é destinado para o descarte correto, em parceria com empresas certificadas.

Números da ação em 2021

0

unidades de embalagens de defensivos

0

unidades de embalagens plásticas flexíveis

0

unidades de embalagens de papelão

0

cargas de caminhão truck

Código Verde

O Grupo Olfar acredita na transformação positiva da sociedade apoiada em princípios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Para isso, estabelece condutas e diretrizes socioambientais, disponíveis em seu Código Verde.

Acesse o Código Verde Olfar

Responsabilidade
Social

Desde a sua criação, a vinculação com a comunidade e o compromisso com o desenvolvimento regional foram incorporados à natureza da Olfar. Para isso, as ações da empresa são baseadas no comprometimento em promover atividades com excelência e inovação, e pela constante busca em estimular os agentes que integram a cadeia produtiva, seja por meio do desenvolvimento dos municípios da sua área de atuação, assim como de milhares de pessoas, através da geração de emprego e renda.

Além disso, a Olfar incentiva, de forma permanente, projetos sociais e promove campanhas que buscam beneficiar a comunidade e entidades onde a empresa está inserida, como: auxílio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Erechim, ao Programa Nacional de Apoio à Cultura e ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, por meio das leis de incentivo e apoio aos hospitais e doações de roupas e alimentos às entidades e famílias em situação de vulnerabilidade.

Selo Combustível Social

Concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), este selo confere à Olfar o caráter de promotora de inclusão social dos Agricultores Familiares. Além de beneficiar diretamente os produtores, atendendo as exigências necessárias na compra de matéria prima originada nessas propriedades rurais, a Olfar proporciona, através de seus técnicos agrícolas, assistência e capacitação gratuitas àqueles que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Olfar é reconhecida pela colaboração com a Segurança Pública
Semeie educação, cultive solidariedade!
Olfar doa 200kg de glicerina para ajudar no combate ao Coronavírus
Campanha do Agasalho 2020
Entrega de doações da Campanha “Boa Ação é Doação”
Ação social promove a revitalização da praça do Centro Educativo Cantinho da Luz
Grupo Olfar apoia revitalização da Unidade de Internação do Hospital de Caridade de Erechim
Acadêmicos da Udesc realizam visita técnica na Olfar
Colaboradores usam rosa e participam de ação de conscientização e prevenção do câncer de mama
Responsabilidade social: SIPAT movimentou a rotina da Olfar com a arrecadação de doações.
VII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos IFRS Campus Erechim.
Alunos de Erechim apresentaram projeto sobre processo produtivo da Olfar.
Campanha do Agasalho 2023: Solidariedade mobilizou colaboradores.
Estudantes de Engenharia de Alimentos, do Instituto Federal Catarinense, realizam visita técnica na Olfar.
Grupo Olfar faz doação às vítimas da enchente, no Rio Grande do Sul