Olfar protagoniza operação inédita de debêntures no setor de biodiesel

Data
1 de setembro de 2025

Olfar retorna ao mercado de capitais com emissão de R$ 120 milhões em debêntures para projeto prioritário de energia: Operação é a primeira debênture 12.431/11 do setor de biodiesel.

A Olfar S.A. Alimento e Energia protocolou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de registro para sua 3ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor total de R$ 120 milhões.

A operação marca o retorno da companhia ao mercado de capitais, em um movimento estratégico construído ao longo dos últimos meses com o apoio de instituições parceiras. A estruturação foi conduzida em conjunto com o Itaú BBA.

A emissão representa um marco para o setor, sendo a primeira operação de debêntures incentivadas no âmbito da Lei nº 12.431/2011 (conhecida como “debênture 12.431 Infra”) voltada ao segmento de biodiesel.

O recurso captado será destinado ao Projeto Extração Porangatu, classificado como prioritário pelo Ministério de Minas e Energia (MME), conforme os termos da Lei nº 12.431/2011, do Decreto nº 11.964/2024 e da Resolução CMN nº 5.034/2024. A emissão foi aprovada para negociação no Balcão da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.

“Este é mais um passo importante para a Olfar. A retomada no mercado de capitais amplia nossa capacidade de investimento e demonstra a maturidade da nossa gestão, com foco em eficiência, segurança energética e crescimento sustentável”, afirma José Carlos Weschenfelder, presidente da Olfar.